Sobre o que não sabemos...







Lembro de estar um dia mexendo nas configurações do computador pois eu queria mudar a tela de fundo. Eu tinha uns 11 anos e os computadores ainda eram assim:

Image result for computador antigo
O Windows oferecia algumas imagens e cores padrão. Uma dessas imagens tinha o nome de "crepúsculo". E parecia com essa imagem:


Quando eu ví essa imagem pensei: "Nossa, que idiota, o crepúsculo nem é assim, aff".

Muitos anos mais tarde eu pude acompanhar o pôr do sol de um avião.
A memória daquele dia na frente do computador me invadiu instantaneamente.
De um ponto de vista diferente do qual eu estava acostumada a ver o pôr do sol, ele de fato parecia com aquela imagem.


Tirei essa foto do meu voo:


E conforme foi escurecendo as cores ficaram como aquela da imagem de plano de fundo padrão do Windows.

O que quero dizer com essa história é que as vezes nós julgamos os outros como idiotas, ou uma maneira de fazer algo como idiota, por falta de conhecimento. Uma lição que aprendi ao longo dos anos, e continuo aprendendo, é que se EU não vejo sentido em algo, não quer dizer que não haja sentido, quer dizer simplesmente que EU o desconheço. Assim, com mais humildade, fui passando a olhar o mundo com mais curiosidade, com vontade de aprender. E não apontando dedos, reclamando, e rindo de coisas que ao primeiro olhar podem me parecer "idiotas".

Um outro exemplo simples: Vejo muitas pessoas reclamando nas redes sociais porque a embalagem de salgadinho vem cheia de ar. Como se as empresas produtoras quisessem enganá-los e isso fosse um absurdo.

Surgem imagens como essa abaixo:


Image result for salgadinho pacote cheio de ar


Parece que essas pessoas nunca de fato se perguntaram: POR QUE será que há tanto ar dentro da embalagem de salgadinho?
Só porque VOCÊ não sabe o motivo, não quer dizer que não haja um.
O ar está ali simplemente para que o salgadinho não quebre, pois ele é frágil, assim o ar protege o produto. Se você quiser saber quanto salgadinho vem dentro, olhe o peso. 

Agora, com o fácil acesso a internet, não seria um ótimo hábito procurar por que algo acontece antes de criticar? A próxima vez que alguém fizer um comentário ou uma pergunta que lhe pareça idiota, que tal dar um passo atrás e tentar entender o que a pessoa quer dizer antes de julgar? Isso me parece ter especial importância nas redes sociais, onde a intolerância está a níveis absurdos. Ninguém pergunta, já deposita suas opiniões. 

"In order to disagree with somebody you must first understand their argument better than they do." Charlie Munger
A tradução dessa frase de Charlie Munger diz "Para que você possa discordar de alguém você primeiro precisa entender seus argumentos melhor do que ele mesmo". É interessante pensar nisso, pois muitas vezes iniciamos discussões bobas e no final percebemos que nossas opiniões não são tão distintas. Ou simplesmente há informações que não sabemos, falta de conhecimento mesmo.

São exemplos simples para nos lembrar de tudo o que não sabemos e nos trazer a paciência necessária para conviver harmoniosamente com os outros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para você curtir tranquilo o Universo Paralello

Convite de Casamento Rústico

Bolo arco-íris (colorido por dentro e um segredinho pra deixá-lo super macio)