Convite de Casamento Rústico

Versão final do convite. 


Nosso casamento será no outono (13 de maio), no pôr do sol e de frente para o mar. Assim, será mais rústico e escolhemos como cor tema as cores do pôr do sol conforme a paleta de cores abaixo.



Dentre as especificidades do evento, é que será bilingue, pois eu sou brasileira e meu noivo americano. Então uma das coisas que quebramos a cabeça para fazer foi o convite. Nossa conclusão foi a seguinte:

- Convite rústico que combinasse com a proposta da festa, ao ar livre de frente para o mar;
- Cores seleciodadas da paleta;
- Que contesse as informações em ambas as línguas, para integrar as diferenças culturais e não fazer dois convites separados;
- Que o design como um todo combinasse com a gente.

Nossas inspirações:

Olhamos bastante na internet para ter uma ideia do gosto dos dois, designs que concordavamos.
Pensamos em comprar no site nosso convite, o modelo "Camila e Jorge", pois gostamos bastante da apresentação externa. Os preços deles estão muito bons, recomendamos o site! Mas não conseguimos pedir com antecedência suficiente para que eu tivesse os convites no natal para entregar pessoalmente para minha família (tanto minha família materna quanto paterna moram em outra cidade). Também não conseguimos fechar alguns outros detalhes da parte interna conforme queríamos, então decidi fazer os convites eu mesma.

Esse convite que achamos em duas línguas também nos inspirou:



Vou contar um pouco de como foi o processo, pois isso pode ajudar você que quer embarcar nessa aventura de confeccionar seus próprios convites.

Materiais 
(faz 100 convites, é sempre bom contar um pouco de material a mais para erros, testes e mudanças)

Papel Kraft Linhão 300g (110 folhas) - comprei online Mania de Papel
Flores desidratadas, 2 ramos de cada cor - lojas de artesanato
Papel Pérsico A4 cor marfim 180g - pacote com 50 folhas, comprei em uma gráfica (tem que ser no mínimo dessa gramatura, para que o convite seja impresso em uma folha firme e mais resistente)
Barbante de siso ou palha da costa (um rolo de barbante ou 3 maços de palha)
Água sanitária para descolorir barbante e desodorizador de ambientes líquido (ou essência diluída em água) para retirar o cheio da água sanitária
Envelope marfim liso gramatura 180 22,5x17cm
Adesivos círculo dourado

Opcional: fita para puxar o convite
Fita amarela metálica 7 metros  - aviamentos


Ferramentas

Refilador ou cortador de papel (super importante!!! Sem ele seu corte vai sair torto)
2 réguas
Tesoura

Isqueiro (opcional)
Cola quente (opcional)
Perfurador de papel (opcional)

Primeira versão do convite: com palha da costa

Bonito, mas para mim não valeu a pena o trabalho. A palha rasgava muito fácil, a cada 5 convites apenas 1 funcionava e os outros tinham de ser refeitos. Eu estava a ponto de abandonar o projeto e colocar fogo nos convites (risos).






Segunda versão: com barbante de sisal e sem fita para puxar

Essa é a versão mais prática e rápida. Bom material de trabalhar, sem cola quente, cada um abre o convite como quiser.


Eu fiquei com receio das flores cairem, pois elas estão apenas amarradas junto com o laço, e também de as pessoas desfarem o laço para abrir o convite e então todas as flores caírem, então tentei duas ideias:


1) colar um pedaço de fita durex nas flores para mantê-las juntas;
2) colar o laço todo com cola quente junto ao papel kraft (incluindo as flores);

Nenhuma das duas ideias funcionou bem. A primeira o durex ficou aparecendo e ficou feio. A segunda a cola ficou bem escodidinha, mas muitas pessoas ainda tentaram abrir o convite pelo lacinho e estragaram o convite. Algumas dobraram o convite para retirar o barbante pelos lados e outros forçaram abrir o laço e o arrancaram com cola quente e tudo, estragando o papel.

Com essa experiência, comecei a dizer para as pessoas a quem eu entregava o convite que deveriam simplesmente deslizar o convite para a direita, mas eu não poderia falar isso para as pessoas que iriam receber o convite pelo correio. Assim, pensei em adicionar um fita para dar uma dica da minha intenção.

Terceira versão: com barbante de sisal e fita para puxar



Essa foi minha preferência e versão final. Não colei o laço com cola quente, pois esse convite ainda iria dentro de um envelope, então as chances de as flores de perderem são pouquíssimas. É possível que tenham pessoas que vão tentar desmanchar o laço para abrir o convite, e cheguei a conclusão de que não é a cola quente que irá "detê-las". Se elas abrirem dessa maneira, tem a opção de jogar as flores fora ou ter paciência em amarrar o laço novamente com as flores. 

A fita para puxar o convite deu um charme a mais ao convite e (espero que) irá induzir os convidados a abrir da maneira idealizada por nós.

Sobre essa fita amarela também surgiu um dilema, pois eu queria que ela ficasse conforme a foto, e não com o nózinho virado para fora. Assim, primeiro eu tentei colar com cola quente, mas a cola ficou aparecendo e não ficou legal. Então eu já estava pronta para desistir e dizer "foda-se nózinho, vá pra onde você bem entender!" quando me ocorreu a ideia e derreter as pontas e usar a própria fita derretida para aderir ao convite, e deu super certo.

Compare com a foto abaixo:



Dicas para deixar sua montagem melhor e mais rápida:

1) Como as fitas medem 15cm, enrole toda a fita em sua régua e depois faça 4 cortes, na ponta superior, na ponta inferior, na marca dos 15cm na frente e atrás da régua;
2) Use outra régua para lhe ajudar a dobrar o papel kraft linhão;
3) Faça seu convite usando as dimensões do papel A4, assim terá de fazer menos cortes. No nosso caso imprimimos dois convites por folha e com a largura do próprio papel (21cm). Então só precisamos fazer um corte na folha, ao meio. Já pedimos para a própria gráfica que imprimiu os convites para cortá-los;
4) Ao terminar de dobrar o papel linhão, deixe-o dentro de um livro pesado para fixar a dobradura;
5) Use cada milímetro conforme necessário, senão a dobradura ficará torta ou os nomes não irão ficar aparecendo de maneira simétrica entre o papel kraft.

Como ficou o texto em duas línguas:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para você curtir tranquilo o Universo Paralello

Bolo arco-íris (colorido por dentro e um segredinho pra deixá-lo super macio)