Organizar um casamento, por onde eu começo?

Organizar um casamento foi muito mais difícil do que eu poderia ter imaginado. Eu pensava que as pessoas exageravam o processo, que elas simplesmente não eram organizadas o suficiente. Fala sério, por que seria tão difícil? Lugar, comida, bebida, música e decoração - fecho, mamão com açúcar!
#SQN

Esse é um relato para dizer que: não, você não está maluco, é difícil mesmo. E também compartilhar o que facilitou e muito nossa vida. Espero poder lhe ajudar a passar de maneira mais tranquila por essa fase caótica.

Mas por que é tão difícil organizar um casamento?
Um dos motivos de ser tão difícil é porque você só vai descobrindo o que quer ao longo do caminho. Não está tudo ali organizado, e o processo mexe com as emoções. Ao ver as opções, algumas você odeia e não sabe nem explicar por quê. Outras você ama, mas decidi que não vale o preço. Ao longo do caminho você também tem de se perguntar várias vezes "mas por que estou fazendo isso? É por mim ou pelos outros?"

Fora a pressão das tradições (o que a sociedade espera que seja), tem algumas pressões familiares (o que a sua família espera que seja), você ainda vai ter que descobrir o que você quer que seja. E ainda entrar em consenso com tudo isso da parte do seu companheiro(a). O que no meu caso essa parte foi um pouco mais intensa, pois meu marido vem de outra cultura, de outro país (dicas para realizar seu casamento bilíngue aqui).

Ah, eu certamente não poderia deixar de mencionar a pressão dos fornecedores! Alguns querendo empurrar o que eles têm de mais caro, tentando forçar pelo lado emocional de que esse é um dia único em nossa vida. Ou simplesmente aqueles que estão entediados por fazerem muitos casamentos parecidos e querem nos convercer a qualquer custo a fazer as coisas diferente, seguir a última tendência, sem ao menos nos conhecer o suficiente para saber se essa tendência tem o mínimo a ver com a gente. Não estou dizendo que não existam muitos profissionais dedicados e que amam o que fazem, mas muitos certamente não facilitam para o casal, já perderam a sensibilidade, é mais um evento, ponto.


Mas segure firme! Mesmo tendo de ceder em algumas coisas, a tarefa ainda é refletir sobre o que é importante para vocês e fazer esse dia ter a cara do casal =)

Além dessas pressões e descobrimentos, outra questão que torna o processo difícil é a cultura organizacional da maioria das empresas no Brasil. É raríssimo alguém disponibilizar os preços dos seus produtos na internet, ou pelo menos ter uma tabela clara com descrição e valor de cada produto para que possa enviar aos interessados por email. Quando entrávamos em contato por email, muitas vezes eramos obrigados é inserir nosso telefone de contato, e então o circo começava. TODOS os fornecedores queriam nos conhecer pessoalmente. Muitos deles antes de lhe passar um orçamento. O que eu considero extremamente rídiculo, pois seu dinheiro não vai multiplicar por conhecer a pessoa pessoalmente. Você, como consumidor, tem uma faixa de poder de consumo. Se o preço de um profissional excede muito o seu poder de consumo você simplesmente não vai poder contratá-lo. Se ele estiver perto da sua faixa de consumo você pode conhecê-lo e se gostar do serviço apresentado procurar negociar um desconto. Mas essa garimpagem inicial é necessária e é direito do consumidor. Eu tive que ser direta e informar os fornecedores de que eu não tinha tempo para conhecer a todos pessoalmente e precisava primeiro do orçamento.

Um último motivo que eu gostaria de destacar é que você não faz ideia do mundo de possibilidades e da quantidade de questões para decidir. A gramatura (espessura) do papel de convite, o prendedor de guardanapo, o molho da salada... a lista é infinita! 
Você pode começar a se familiarizar participando de feiras de casamento para começar a conhecer fornecedores. E também se inscrevendo em plataformas grátis de organização de casamento (como essa aqui), onde os fornecedores recebem avaliação dos clientes. Também é possível fazer um orçamento geral de gastos nessa plataforma que indiquei no link acima. Ao selecionar os tipos de serviço que você quer contratar, ele vai somando e lhe dará uma estimativa. O valor que apareceu pra nós foi bem similar ao que de fato gastamos.

Agora que dei um pouco de contexto, vamos ao planejamento. Por onde começar????

1) Decidir o número mínimo de convidados: antes da data, do local, de tudo, isso é o que você vai precisar. Claro que dependendo do preço total do evento depois vocês podem decidir chamar mais pessoas (ou adicionar alguns serviços extras). Mas você não vai conseguir nem escolher o local do casamento sem ter uma noção de quantos convidados irão convidar, pela questão de número de convidados mínimo e máximo que cada local comporta.

2) Contrate um (a) cerimonialista. Essa é a melhor dica que posso te dar. O cerimonialista vai lhe ajudar a contratar todos os serviços, lhe indicando fornecedores dentro do seu orçamento e dentro do tipo de serviço de sua preferência. Mas pesquise bastante para trabalhar com um cerimonialista que não tem uma carteira fixa de fornecedores favoritos. Que de fato irá lhe apresentar várias opções, deixando você a vontade para escolher. Alguém que tem bastante experiência, assim ele já vai saber os fornecedores que são sérios e dedicados, e vai salvar você de contratar picaretas. Nós contratamos uma pessoa formada em gestão de eventos e com quem nos sentimos confortáveis de que ela não estava fazendo um papel de vendedora, tentando nos empurrar serviços que não tinhamos interesse.

Sabe aquele sufoco que contei acima que passamos para conseguir os orçamentos dos fornecedores? Isso foi antes de contratarmos uma cerimonialista! Essa é outra grande vantagem, ela mesmo fará os pedidos de orçamento e você já recebe o trabalho mastigado e só tem a tarefa de escolher.

O valor que você pagar por um cerimonialista vai voltar para você em descontos que ele pode conseguir com os fornecedores. Além de valer a pena financeiramente, irá salvar você de muita dor de cabeça.

3) Escolha o local do casamento: a data do casamento você vai decidir junto ao local. Há restrições de disponibilidade e outras questões que influenciam. Você pode ter uma ideia a partir de quando vocês querem casar-se, mas o restante será alinhado com o local.
Questões importante: ao ar livre ou fechado? 
Casa de eventos ou hotel?
Com restaurante próprio ou que deixe livre a contratação de qualquer serviço de alimentação?
Quais as regras sobre as bebidas, tem taxa de rolha? Ou seja, você está livre para trazer suas bebidas sem custos adicionais? Ou pode trazer mas tem de pagar uma taxa ao local? Ou pode apenas comprar as bebidas do local?

VISITE OS LOCAIS PESSOALMENTE - não há atalhos com relação a escolher seu local de casamento. Fotos e vídeos simplesmente não conseguem substituir a visita em pessoa. Essa já é uma ótima oportunidade de ver como o organizador do local lhe recebe, você vai querer alguém flexível e bem organizado.

A partir do local que vocês escolheram, ou seja, o cenário do seu evento, você vai poder visualizar melhor que tipo de evento quer ter. Mais rústico? Mais elegante? Praia? Campo? Colorido? Clean?

Essa hora é bem gostosa, poder imaginar onde seu casamento vai acontecer. Vocês podem escolher uma cor, ou cartela de cores que querem usar em seu casamento. Brinque um pouco, faça uma pesquisa na internet para visuzalizar exemplos. Muitas vezes é mais fácil começar com as cores que vocês NÃO querem de jeito nenhum. E depois poder apresentar algumas opções para que a empresa de decoração lhe ajude a decidir.

O nosso casamento foi feito de frente para o mar no pôr do sol. Assim, escolhemos as cores do pôr do sol como tema. Amarelo, laranja, vermelho e roxo. Os convites foram feitos num papel amarelho bem fraquinho, como um creme, com as letras laranja. As madrinhas vestiram vestidos laranja. E as flores foram diversificadas, deu super certo, ficou lindo. Vou adicionar algumas fotos no final. O buquê, para não ficar parecido com o restante da decoração, escolhi uma única cor dentro da paleta, um vermelho que puxava para o roxo, um vinho. 

Mas nesse momento não é necessário decidir nada disso, só quis dizer que com a escolha do local as demais ideias vão surgindo e orientando as próximas escolhas.

4) Escolha do fotógrafo.
Após a escolha do local você já pode definir data e horário e fazer a reserva. Após a escolha do fotógrafo, você já pode acertar as fotos pré-casamento para poder mandar um "save the date" para seus convidados, antes de o convite ficar pronto. Save the date significa "guarde esta data". Isso quer dizer mandar um cartão simples com a data e local do seu casamento para pedir para seus convidados reservarem a data do seu casamento na agenda deles. É indicado enviar os save the date cerca de 6-8 meses antes do casamento. Assim, as pessoas podem se programar e não vai acontecer de elas planejarem, por exemplo, a viagem de férias delas no mesmo período do seu casamento. Por isso é necessário essa antecedência toda. NÃO ADIANTA mandar save the date só por moda 2 meses antes do casamento. Ou enviar com duas semanas de diferença do convite do casamento. Perdi todo o sentido e as pessoas a sua volta já teram lhe deixado maluco de tanto perguntar quando e onde será seu casamento. 

Por isso, se você quiser fazer o seu ensaio pré-casamento apenas um mês antes do casamento, você não vai poder usar essas fotos para um save the date. Mas você pode usar uma foto que já possua ou fazer um save the date sem foto do casal, há vários modelos lindos na internet, dê uma olhadinha.

5) Escolha dos principais serviços: comida, bebida, decoração e música. Não há muito uma ordem que seja melhor que a outra. Muitas vezes você já vai decidir a comida e bebida junto com o local, pois eles têm regras específicas quanto a isso. O importante é fechar esses serviços maiores com antecedência para que consiga bons profissionais com bons preços. Contrate o básico e deixe para decidir os detalhes com calma. É fácil adicionar serviços ao contrato depois, mas muito dificilmente você vai poder excluir itens. 

6) Escolha dos demais itens

Bolo 
Doces
Lembrancinhas
Menus
Convites 
Kit Toalete
(muitas vezes a mesma empresa oferece convites, menus, lembrancinhas e Kit toalete. Assim você pode fazer um orçamento geral e verificar as posibilidades)
Cabelo e maquiagem para a noiva
Cabelo e barba para o noivo

Você também pode decidir se vai se envolver na confecção de alguns itens do seu casamento, ou se prefere comprá-los. Por exemplo, no nosso casamento decidimos fazer nossos próprios convites, o kit toalete (eu sei, que diabos é isso né? Google it!), a cesta de flores da daminha e nossas iniciais.

Convite Rústico: Instruções de como fazê-lo aqui


Cesta de flores da daminha

Iniciais do casal feito em rolhas


7) Decisões sobre os serviços extras: agora vocês já sabem o valor que vão gastar com os principais serviços, vão poder decidir o que mais vão adicionar. Filmagem? Música ao vivo para a cerimônia? Serviço de bar diferenciados (cocktails)? Cabine de fotos para a festa? Coreografar a dança dos noivos como uma música especial do casal?

Pra nós, fez bastante diferença contratar o vídeo. O vídeo consegue capturar detalhes e integrá-los a uma visão mais nítida de como foi aquele momento. Muitas questões se perdem com as fotos. Esqueça aquele velho vídeo longo e contínuo como era antigamente. Os serviços de edição já evoluíram muito e eles conseguem passar a essência do evento em bem menos tempo. O nosso ficou cerca de 30 min de vídeo para o making off e a cerimônia. E depois 40 min de vídeo para sessão de fotos pós-cerimônia e festa (recepção, corte de bolo, brinde, buquê, dança). Ficou ótimo, mostra o essêncial sem ser cansativo.

8) Escolha dos itens pessoais: roupas e sapatos para os noivos. 
Roupa dos padrinhos: cada um vai com o que quiser? Ou será temático?
Roupa da daminha e pajém
Roupa dos convidados: avise os convidados sobre o nível de formalidade da festa e se será um evento ao ar livre, assim eles podem planejar roupas e sapatos apropriados (sem passar frio, calor, ou enterrar o salto na grama). 


Para finalizar, só gostaria de dizer o seguinte: Não deixe que fornecedores lhe façam sentir mal pelo o que você quer! Se você percebeu que um fornecedor é muito arrogante, o "sabe tudo", e não sabe lhe explicar por que tem um opinião diferente do que você pediu, próximo! A fila anda, não ceda a pressão de fazer algo que não tem nada a ver com você apenas por ser a sugestão de um "expert" que no final talvez esteja apenas te pressionando para gastar mais.

Um expert de verdade será humilde, vai te explicar tudo o que você quiser saber e mais um pouco. O conhecimento dele é que irá lhe convencer, e não a sua arrogância e pressão. Pense nisso, a arrogância pode ser um alerta de tentativa de manipulação. Há muitas opções no mercado, próximo!

Com muito amor e respeito, vocês também acharão um jeitinho de resolver discordâncias entre o que vocês querem e o que suas famílias querem. Nem 8 e nem 80, não precisa ceder tudo ou nada. A mesma coisa com o parceiro. Talvez ajude cada um pensar: quais os itens que tem mais peso pessoal? (que você tem um desejo mais forte de decidir de uma determinada maneira) Deixando isso claro, fica mais fácil de negociar. Vou dar um exemplo. No nosso casamento eu queria que os padrinhos vestissem suspensórios, e meu marido não queria. Eu achava lindo e ele achava que parecia uma fantasia, estava com vergonha de pedir para os padrinhos usarem. Era uma questão de gosto, não havia fortes argumentos racionais para decidir esse impasse. Até que pesamos a importância disso para cada um. Eu perguntei: você realmente se importa qual roupa os padrinhos vão usar?
E de fato, apesar de ter uma opinião, ele não se importava tanto quanto eu. Então decidimos que ele podia dizer aos padrinhos que era um pedido meu, e se algum deles não estivesse confortável em usar a gente poderia rever.

É isso, você não vai conseguir fazer as coisas "perfeitas" conforme você quer. O primeiro passo é priorizar o que tem mais importância para você, depois com amor e respeito agregar os desejos dos outros envolvidos. Ter um time de fornecedores que respeitam suas escolhas e seu estilo é outro passo que ajuda muitíssimo para diminuir o estresse da organização. E quando você vê chegou a hora! DESLIGUEM-SE! O que era para ser planejado já foi. Agora tudo o que acontecer é bem-vindo. Se seus pensamentos correrem de você busque eles de volta para o presente. Coma, beba, dança, abrace, tire fotos conforme sua vontade. Se não, tudo passará muito rápido e depois você nem vai lembrar direito. Aproveite para se conectar com toda a emoção deste momento, e sentir o amor de todas as pessoas que estão ali dividindo esse momento com vocês. O que deve permanecer é a gratidão, não deixe pequenos problemas tirarem a felicidade desse momento.

Resumão do que nos ajudou:
- definir o que é prioridade para a noiva e o que é prioridade para o noivo para ajudar na negociação dos desejos;
- ir a pelo menos uma feira de casamentos (ver os preços, comparar opções, etc);
- usar a plataformas de organização de casamento (como o site casamentos.com.br);
- contratar um cerimonial;
- contratar apenas fornecedores com quem nos sentíamos a vontade e respeitados.

Espero que essas dicas lhe ajudem! Também tem alguma dica? Deixe nos comentários =)

Decoração - flores coloridas


Madrinhas de laranja (cor tema, pôr do sol) e padrinhos com suspensórios


Buquê e sapatos cor vinho







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