Roteiro Serra Catarinense
Arquivo pessoal, 2014
A Serra Catarinense é com certeza um dos melhores lugares pra se visitar em Santa Catarina. E se você mora aqui perto, não sei o que você está esperando. Aqui estão algumas dicas pra você começar a planejar essa viagem!
Considerando datas: a melhor época do ano para curtir a serra é o inverno. É quando todos os pontos turísticos, pousandas, restaurantes, enfim, toda a infraestrutura está funcionando. A maior festa da região é a Festa do Pinhão, que acontece sempre no mês de junho em Lages. A festa vale a pena e minha recomendação é tentar conciliar a data da sua viagem com o período em que a festa ocorre. Outra opção é tentar conciliar sua viagem com a data de observação de baleias, de julho a novembro, fazendo uma parada em Imbituba .
Considerando preço: Se você quer economizar, não vá no inverno, pois é quando todos os preços sobem. Se você optar por fazer a viagem fora da alta temporada você precisa ter a certeza de que os locais que você quer ir estarão abertos. Observem os sites e, se necessário, ligue para confirmar. Se você está viajando no verão, pode aproveitar e pegar a época de colheita das uvas: janeiro e fevereiro, para fazer um passeio em uma das vinículas de São Joaquim.
Pontos turísticos e respectivas atividades:
1) Lages: Festa do Pinhão, Parque de aventura
A Festa do Pinhão é realizada em um local apropriado para receber seu número de visitantes. Por consequência disso você não terá que esperar em longas filas para comer ou ir ao banheiro e poderá dançar e se movimentar pela festa sem problemas. Vista um bom casaco e não esqueça de proteger sua cabeça e seu pescoço – não é frescura, irá fazer toda a diferença. A comida típica é deliciosa!
http://www.festadopinhao.com/2014/
O Parque de Aventura não é exatamente localizado em Lages, mas em um município vizinho. De qualquer forma é super perto da região onde a festa d pinhão ocorre.
Ao topo da montanha onde ocorre o salto da tirolesa.
Vá cedo e aproveite as atividades que o parque tem a ofecerer: http://www.adventurelages.com.br/
2) Urubici: Pedra Furada, Cachoeira Véu da Noiva, Cascata do Avencal e Corvo Branco.
O bom destes pontos turísticos é que todos podem ser acessados de carro, ou você já chega bem próximo dele de carro, o que economizará tempo. Caso você seja um amante por trilhas, há opções na região também. Procure nos sites oficiais da cidade. Abaixo estão as fotos dos pontos que você não pode deixar de ver:
Pedra Furada (Arquivo pessoal, 2013)
Cascata do Avencal )Arquivo pessoal, 2013)
Cascata do Avencal: vista de baixo. As duas vistas são bonitas, se você tiver tempo faça as duas. Se você não tiver tempo eu recomendo a vista de baixo, que você precisa passar por uma trilha curta.
Sanjo: Vinícula em São Joaquim. Recomendo o passeio pela empresa e degustação. Produtos deliciosos!
Roteiro 1 (final de semana) Saída de Florianópolis e retorno ao mesmo local.
Aproximadamente 670 km.
Sexta a noite: Florianópolis – Lages: 3hs e 30 min (Festa do Pinhão e dormir em Lages)
Visitar o Adventure Park e depois seguir para Urubici.
Sábado: Lages – Urubici: 1hr e 45min (check in pousada e visita a Cascata do Avencal. Dormir Urubici)
Domingo: Urubici – Serra do Rio do Rastro – Florianópolis: 4hs e 15 min
No domingo de manhã ir até a Pedra Furada, pois de manhã você terá as “nuvens” abaixo de você no cânion.
Depois seguir até ao topo da Serra do Rio do Rastro e fazer parada para observação, lanche e fotos. O caminho é lindíssimo e você pode parar para bater fotos dos moinhos de vento.
Seguir até Floripa. Ao começar a descer a Serra o tempo estimado de viagem é de 3hs e 10 min, mas pode ser bem maior se você encontrar um caminhão na descida, por isso planeje o horário que você gostaria de chegar em casa.
Dica: se você decidir por não incluir a festa do pinhão deixe Lages para uma próxima oportunidade. Faça o caminho pela BR-282 durante o dia para chegar em Urubici e aproveite a vista. Rancho Queimado é um dos trechos mais bonitos e oferece um mirante para parada durante o percurso. Aproximadamente 470 km.
Roteiro 2 (viagem mais completa, pode ser reduzida a um feriado prolongado)
Dia 1: Florianópolis – Lages
Dia 2: Urubici
Dia 3: Urubici (opcional, mais pontos turísticos)
Dia 4: São Joaquim (passeio vinícula)
Dia 5: Serra do Rio do Rastro e pernoite em Imbituba (ou retorno imediato a Florianópolis)
Dia 6: Imbituba – Florianópolis (passeio de observação de baleias em Imbituba – temporada de Julho a Novembro)
É possível substituir Imbituba (ou acrescentar um dia de viagem) para parar na Guarda do Embaú antes de chegar em Florianópolis. É uma praia lindíssima e certamente uma das preferidas no litoral Catarinense.
A Serra Catarinense é tudo de bom, vale a pena conhecer!!!
Comentários
Postar um comentário