SUPER DICAS para você conhecer Bonito, MS!

Roteiro de Fevereiro: Dicas que lhe salvarão dinheiro e dor de cabeça!

Amo viajar para lugares onde posso desfrutar do contato com a natureza. Bonito foi uma viagem que se destacou entre outras que fiz, pois concentra um número de lugares e atividades de ecoturismo que impressiona. Quando fui fazer esse roteiro (planejamento antes de ir viajar) levei horas, até pesquisar todas as atrações que a região oferece, confirmar preços de transportes que não estavam disponíveis online (tive que ligar), melhor época do ano pra ir, entre outras coisas, as vezes é difícil achar dicas na internet, o site do Trip Advisor me ajudou a fazer algumas decições.

Enfim, vamos ao roteiro:

Quantos dias vou precisar? Entre 5 e 8 dias (claro, se você tem mais tempo não faltará coisas pra se fazer) Nesta conta eu reservei 2 dias apenas para transporte, mas isso dependende de onde você vem. Em termos de preço e opções de horários, pegar um avião para o Aeroporto de Campo Grande e depois ir pra Bonito compensa. Eu moro em SC, tive que pegar uma avião pra SP e fazer conexão pra Campo Grande. De Campo Grande são 4hs de carro, então lá se foi seu dia, e a mesma coisa na volta.

QUANDO ir? Na época de estiada, entre maio e novembro, sendo o melhor mês, indicado pela maioria dos guias que conhecemos lá, o mês de setembro, pois já houve tempo para as águas da época da cheia baixarem e pra temperatura esquentar um pouco. Teve um passeio que estava fechado na época da cheia - a Lagoa Misteriosa - e também uma parte da reserva do Pantanal que não pudemos conhecer por estar alagada, fora que uma forte chuva na noite anterior a uma das flutuações que fizemos afetou a visibilidade da água, então procure realmente ir na época de seca.
Porém, você pode esperar sair alguma promoção de milhas ou passagens para o local e planejar sua viagem baseada nisso. Para saber as datas consideradas alta temporada versus baixa temporada use a tabela abaixo ou consulte o site:



NÃO PAGUEI PASSAGEM DE AVIÃO - fui e voltei usando milhas! Fique esperto, se você tem cartão de crédito pesquise na página do seu banco se seu cartão acumula milhas, se não acumular veja  se outra opção de cartão acumula. Eu tenho conta no Bradesco e sei que eles tem um cartão chamado Smiles, ao pagar sua conta as milhas são automaticamente transferidas para você. Também, você deve criar uma conta com várias empresas aéreas (Gol, Tam, Azul...) e pedir para que eles lhe enviem um email quando houver promoção de milhas - assinar a newsletter de promoções.

TRANSPORTE: cada passeio que você faz na região de Bonito o transporte fica por sua conta. O preço de pagar uma van compartilhada fica entre 25 e 100 reais por pessoa para cada passeio, ou seja, ridiculamente caro - NÃO VALE A PENA. Se você não tem outra opção, tudo bem, mas se você puder alugar um carro compensa. Éramos duas pessoas fazendo essa viagem e o preço de alugar um carro ficou 150 reais mais barato do que utilizar a van. E, com isso, pudemos sair a noite para jantar, mudar de ideia quanto a quando sair e onde ir, voltar a hora que queríamos e deixar os pertences dentro do carro. Quando você escolher os passeios que você quiser ir você tem que verificar a disponibilidade de vagas e reservar os passeios com uma agência de turismo, quando o fizer você pode perguntar o preço do transporte para cada passeio e comparar por você mesmo. Mas aqui vão alguns exemplos: Transporte do aeroporto para o hotel - 80 reais por pessoa, 160 ida e volta; Transporte para o pantanal - 100 por pessoa; transporte para Buraco das Araras - 70 reais por pessoa. Repetindo: você precisa fazer reserva antecipada dos passeios que você quer ir pois todos os lugares lá contam com um número máximo de visitantes por dia, além de que se você for utilizar o serviço de transporte compatilhado você precisa modelar seu próprio roteiro ao roteiro de outras pessoas.

Pagamos 690 reais para o aluguel do carro para 7 dias com tudo incluso (não a gasolina, digo seguro e outras taxas). De gasolina pagamos 380 reais. No link abaixo você pode pesquisar e comparar o preço de várias empresas, alugamos no aeroporto mesmo. Não deixe de pegar um carro com AR-CONDICIONADO, além de ser quente há muita estrada de chão pra pegar com muito pó.

Aqui nesse site eles explicam um pouco as diversas maneiras de se chegar em Bonito, mas, novamente, em minha vasta pesquisa a melhor opção demostrou ser ter um carro lá.

Um detalhe, sigam a rota pela BR-060, ela está explicada no link acima. NÃO SIGAM a rota "mais breve" que o google dá, nós acabamos pegando 100 km de estrada de chão, foi um pesadelo.

Um último detalhe sobre dirigir: não se preocupe em alugar ou levar um GPS. As pousadas distribuem um mapa muito bem explicado de como chegar em cada passeio, inclusive dizendo quantos kilômetros são, quanto tempo para chegar, se a estrada é de asfalto ou não, etc. Também, a sinalização indicando os passeios é  muita boa, então esta deve ser uma preocupação a menos.

ESTADIA: há muitas opções de hostel (albergues), pousadas e hotéis. Eu sugiro pegar um site grande e comparar as diversas opções, como o Decolar ou a Expedia. Você pode filtrar suas opções baseado-se em preço, recreação que o hotel oferece, distância do centro, entre outras coisas. Aqui está uma opção de site que utilizamos, há preços bem acessíveis:

Nós ficamos em uma pousada chamada Céu de Estrelas, gostamos muito. Aqui está a avaliação que fizemos dela no Trip Advisor:

Alugamos a mesma pelo site "Expedia" que acabou fechando um pacote legal.Foi muito bom ficar em uma pousada que também era uma agência de turismo, assim não tivemos que nos preocupar em procurar uma agência fora a parte. Esta pousada também oferecia transporte compartilhado, o que não usamos pois alugamos o carro, mas é uma ótima opção para quem não tiver transporte.
Pagamos todos os passeios por cartão de crédito direto com a agência, mas certifique-se que está é uma opção antes de vir. Alguns lugares não aceitam cartão e não há caixa eletrônico de todos os bancos em Bonito (não há Itaú nem Santander).

Agora, a parte mais interessante, O QUE FAZER?

Para qualquer pessoa que vá a Bonito há dois passeios que são obrigatórios:
1) Aquário natural - flutuação com as águas mais cristalinas da região e maior número e variedade de peixes.

2) Gruta do Lago Azul


Fora estas duas opções que são obrigatória, há mais duas que são altamente recomendáveis:

3) Flutuação no Rio do Prata: A flutuação aqui é num percurso bem mais longo do que a do Aquário Natural e você consegue fazer apnéia em certos pontos. O lugar é super bem estrururado e foi o lugar com o maior número de pássaros que visitamos, ótimo lugar pra passar o dia.


4) Fazenda San Francisco (Day Use): Fazer um passeio ao pantanal. Este passeio querer um dia inteiro, mas vale muito a pena. Comparado a outros passeios em Bonito o preço é barato, pois incluí um safari fotográfico (cerca de 3hs) + almoço + passeio de barco (cerca de 2hs) por 178 reais. Aqui vai uma dica de ouro que ninguém me falou e que só soube quando eu cheguei lá, ou seja, quando eu já não podia fazer nada a respeito, NÃO VISTA ROUPA PRETA ou qualquer roupa escura. Os mosquitos simplesmente cobrem o seu corpo e o passeio vira um inferno. De preferência a vestir uma calça, nem que seja jeans.



Outros passeios que fizemos e que gostamos, mas não prioridades são:

5) Buraco das Araras - pra quem já está indo visitar o Rio da Prata não custar dirigir mais 8km para conhecer o Buraco das Araras. É um lugar realmente bonito.

6) Ecopark Porto da Ilha: conforme minha publicação no tripadvisor, algumas das atividades no parque valem a pena, outras nem tanto. Eu sugiro fazer apenas o stand-up paddle e o bóia-cross.

7) Estância Mimosa: é uma trilha com paradas para conhecer e banhar-se nas diversas cachoeiras que se encontram no trajeto.
Para quem quer fazer uma trilha legal com cacheiras eu recomendo vir a SC, tem um local chamado Rota das Cachoeiras por onde você passa por 14 cachoeiras, sendo a última com mais de cem metros, a trilha é lindíssima, você pode fazer o passeio sozinho (não precisa de guia, ou seja, não vai ter alguém mandando você sair da água depois de 10 min pra continuar caminhando, pois tem um outro grupo na sua bunda esperando para seguir), as cachoeiras são mais bonitas e você só paga uma taxa simbólica pra entrar - algo em torno de 5 reais.

Fora estes passeios que fizemos, haviam dois que gostaríamos de ter feito e por conversar com os nativos a respeito deles, ainda vamos voltar para fazê-los. Contudo, há alguns "poréns" em fazê-los:

1) Abismo Ahumas - realmente muito caro, 633 reais por pessoa. Para fazer este passeio você tem que fazer rapel, não há outra maneira de entrar no abismo. Mas, eles fazem um treinamento com você no dia anterior pra saber se você não vai amarelar (risos).

2) Lagoa Misteriosa - essa opção fica fechada durante a época de cheia, que foi quando fomos. Ela é uma opção especialmente atraente para quem faz mergulho com cilindro.

Essas são as principais opções e as que mais valem a pena. Fora estas opções há outras no link abaixo:

Quanto aos preços, fiquem ligados, os preços em Bonito são tabelados, então se uma agência tentar cobrar mais de você, denuncie! Aqui estão os preços:

No final, gastamos nesta viagem 2500 reais por pessoa. Nossa viagem foi de 8 dias e 7 noites e não está incluso o valor de passagens aéreas, já que usamos milhas. Neste preço está incluso a pousada, passeios, comida, aluguel de carro e gasolina. Para enxugar os custos da sua viagem você pode ficar menos dias (fizemos uma viagem bem tranquila, sem entupir os dias com atividades, o que quer dizer que você consegue fazer mais coisas em menos tempo que nós) e você também pode ficar em um lugar mais barato, há opções de hotéis por cerca de 90 reais por noite e há também albergues (hostels) como opção, por fim, fomos em duas pessoas, você pode ir em um grupo de amigos.

Nosso roteiro final ficou assim:
  • 04/02
    • check-in
  • 05/02
    • Buraco das Araras: R$48,00 - 08:30 h (melhor horário, fresquinho, araras voando)
    • Rio da Prata: R$184,00 c/almoço - 11:00 h (fazer outro horário, pois voltamos famintos as 15hs)
  • 06/02
    • Gruta do Lago Azul: R$45,00 - 08:00 h (melhor horário entre 8 e 10 da manhã, luz entrando na cavidade e água mais azul. Deixamos a tarde livre pois no dia 07 teríamos que sair as 5:30hs para o Pantanal, mas daria tranquilamente para fazer outra atividade)
  • 07/02
    • Fazenda San Francisco: R$178,00 c/almoço (não usar roupas escuras)
  • 08/02
    • Passaporte Porto da Ilha: R$50,00 - 13:00 h (Boia-Cross + Stand-up+ Slack-line +Ilha) (deixamos pra fazer a tarde para descansar da viagem do pantanal e pela primeira vez na viagem não madrugar rsrs)
  • 09/02
    • Estância Mimosa: R$127,00 c/almoço - 09:30 h
  • 10/02
    • Aquário Natural: R$170,00 - 10:30 h
  • 11/02
    • check-out

Espero que este roteiro tenha lhe ajudado e inspirado a fazer seu próprio. Lhe desejo uma boa viagem e mande seu feedback aqui na página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para você curtir tranquilo o Universo Paralello

Convite de Casamento Rústico

Bolo arco-íris (colorido por dentro e um segredinho pra deixá-lo super macio)