A Importância da Imagem Virtual

Muitas teorias defendem que o homem é um ser gregário. Um ser que tem a necessidade de ser de certa forma aprovado e aceito pelos demais, ou pelo menos por um grupo e sentir que pertence a este grupo. Em outras palavras, é um ser social e procura aprovação social. Uma das maneira mais comuns de separar pessoas em grupos é pela maneira que se vestem e sua postura (maneira de caminhar, mover-se, gestos). Fazemos a observação da vestimentas e postura das pessoas o tempo todo, todos os dias. Entretanto, se definimos ou categorizamos esta pessoa nos baseando neste conhecimento superficial que temos dela, podemos dizer que isto é um esteriótipo e não a verdade sobre esta pessoa. 

Infelizmente, se é esteriótipo ou se é real as vezes não importa, pois pessoas podem tomar decições que lhe afetam baseados na primeira impressão da imagem que você apresenta. Como por exemplo, lhe dar um emprego ou não, ser mais um menos amigável com você, entre muitos outros exemplos. Sabendo disso, já que este tópico não é novo e há diversos estudos a este respeito, grande número de pessoas cuida de sua imagem, principalmente em ocasiões especiais como uma entrevista de emprego ou conhecendo os pais do namorado(a). Minha surpresa é que (pelo menos no Brasil) não vejo muitas pessoas preocupadas com sua imagem virtual. Há uma falha em identificar hábitos que são repetidos quase todos os dias e que podem até vir a prejudicar a imagem real da pessoa. Creio ser importante ressaltar o papel da REPETIÇÃO aqui, pois não será fazendo algo negativo uma vez que você criará uma imagem virtual negativa. Hoje a imagem virtual de uma pessoa é altamente influenciada pelas redes sociais, ou seja, seu perfil e comportamento nesta rede. Minha motivação em escrever este post foi o acúmulo de algumas situações que aconteceram comigo e me fizeram refletir no por quê delas. Um exemplo:

Tenho uma amiga que não via há uns dois anos, mantinhamos contato pelo facebook. Era uma pessoa que eu gostava bastante e tinha um bom relacionamente na vida real. Um dia ví ela no mercado e meu primeiro pensamento foi: -Ai, Deus me livre dessa chata me ver, não tô afim de falar com ela hoje. Vou mudar de corredor antes que ela me veja.
Mudei de corredor, ela não me viu, mas então comecei a refletir sobre o ocorrido. Nossa, por quê eu reagi assim? Ela não é chata, ela é super querida. Em pouco tempo me dei conta que sua maneira de agir no facebook afetou a imagem que eu tinha dela a ponto de mudar minha opinião sobre ela. O problema é que depois de analisar a situação mais a fundo, percebi que ela simplesmente não sabia manusear o facebook muito bem, e não que de fato eu tinha descoberto que não gostava do jeito que ela agia.

O dilema: o que posso fazer para resolver esta situação? Dar umas dicas a ela sobre como usar o facebook? Não, que ridículo, quem sou eu. Excluir ela? Que exagero, não. Aha! Vou bloquear o feednews dela, "o que os olhos não vêem o coração não sente!" De fato deu certo. Minha relação com a menina voltou ao "normal" depois de eu não ler tantos erros de português e detalhes desinteressantes sobre o dia dela.

Tive que tomar essa atitude com outras pessoas das quais eu percebi que a imagem virtual delas estava mudando drasticamente sua imagem real pra mim. Em conversas com amigos percebi que eu não era a única incomadada com certas atitudes nas redes sociais. De fato, já lí alguns estudos e discussões falando da relação entre redes sociais, comportamento e a auto-estima das pessoas. 
Exemplos:
Pessoas que são exageradamente grosseiras virtualmente, de um jeito que nunca seriam cara-a-cara:
https://www.youtube.com/watch?v=cfwwHa-7Ux8

Estudo do impacto do facebook em alunos de graduação: http://www.cyberpsychology.eu/view.php?cisloclanku=2012042901

Estudo sobre a amplificação de problemas psicológicos com o uso do facebook:  https://www.psychologytoday.com/blog/wired-success/201405/how-facebook-can-amplify-low-self-esteemnarcissismanxiety

Então, decidi montar um breve infográfico baseado nas opiniões de pessoas com quem conversei sobre o assunto. Isto não é um estudo científico, mas pontos de reflexão. Trata-se de pensar a respeito do assunto, pois a imagem virtual é de certa forma indissociável da imagem real da pessoa e possíveis interpretações e percepções que podem ser obtidas através do seu comportamento online podem afetar seu convívio e amizades fora do âmbito virtual. Feedbacks são bem vindo, este é um canal de debate. Este post é direcionado específicamente para como a imagem que as pessoas que já conhecem você pessoalmente tem de você pode ser influenciada pela imagem virtual que você promove. Obviamente há a necessidade de falar sobre a facilidade de pessoas em geral e empresas em pesquisar seu nome e perfis e os efeitos disso, mas isso é assunto para outro dia. Sobre este outro assunto acrescento aqui uma postagem falando a este respeito: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/o-que-voce-posta-no-facebook/55293/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para você curtir tranquilo o Universo Paralello

Convite de Casamento Rústico

Bolo arco-íris (colorido por dentro e um segredinho pra deixá-lo super macio)